quarta-feira, 13 de abril de 2016

Trabalhadores da Ogma fazem marcha em Alverca para exigir aumentos salariais




Trabalhadores da Ogma-Indústria Aeronáutica de Portugal desfilaram, esta quarta-feira, pelas ruas de Alverca e por um troço da Estrada Nacional 10 que atravessa a cidade ribatejana, exigindo aumentos salariais. O protesto reuniu perto de 150 manifestantes e foi organizado pelo Steffas, sindicato afecto à CGTP. Incluiu concentrações junto aos portões da empresa e junto ao mercado municipal alverquense e contou com a participação de Arménio Carlos, líder nacional da CGTP. 
Alexandre Plácido, dirigente do Steffas (Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabalecimentos Fabris e Empresas da Defesa), acusou a administração da Ogma de se recusar a negociar as propostas de aumentos salariais de 4 por cento apresentadas pelo Sindicato desde Novembro. “Reivindicamos actualizações salariais que, nesta empresa, já não ocorrem há 4 anos, apesar dos lucros que a empresa tem tido. Em 2015, a Ogma voltou a ter lucros de 11, 6 milhões de euros. Aquilo que faz de lucros faz graças aos trabalhadores e aos baixos ordenados praticados na empresa”, afirmou o sindicalista, frisando que a indústria aeronáutica de Alverca tem muitos trabalhadores experientes com ordenados na casa dos 600 e 700 euros. “São lucros de milhões para os accionistas e tostões para os trabalhadores”, criticou Alexandre Plácido, acrescentando que a Ogma tem outros problemas graves como a imposição de horários de trabalho e propostas de rescisão que serão “despedimentos encapotados”. 

Actualmente com cerca de 1600 funcionários, a Ogma é o maior empregador do concelho de Vila Franca de Xira. A empresa é gerida pelo grupo brasileiro Embraer, que detém 65 por cento do capital. Os restantes 35 por cento pertencem ao Estado português.

Saiba mais nas edições de 13 e de 27 de Abril do Voz Ribatejana 

Sem comentários: