terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Patriarca de Lisboa em Vila Franca de Xira

D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa esteve esta segunda-feira no novo hospital de Vila Franca de Xira. Na ocasião, rezou uma missa e procedeu à Bênção da capela.
O responsável máximo pela igreja Católica em Portugal, aproveitou o momento para visitar as instalações e falar demoradamente com alguns dos doentes na ala da pediatria.
D. Manuel Clemente, passou ainda pela consulta externa do hospital, e culminou a visita junto das crianças internadas.
Noticia desenvolvida na próxima edição d Voz Ribatejana

domingo, 22 de dezembro de 2013

Câmara de Alenquer promove jantar solidário

Mais de 100 pessoas participaram este sábado num jantar solidário promovido pelo município de Alenquer.
Rui Costa, vereador com o pelouro da acção social, salientou o envolvimento da sociedade civil, nomeadamente na recolha de bens, que serviram para o jantar e para a entrega de cabazes de Natal. Mais informação a edição de 2 de Janeiro do Voz Ribatejana

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Escola Alves Redol vai ter centro de qualificação e ensino profissional



O Agrupamento de Escolas Alves Redol de Vila Franca de Xira foi uma das 214 entidades de todo o País seleccionadas pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional para a instalação de Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP). Estas estruturas, que vão suceder aos antigos “centros de novas oportunidades”, têm uma filosofia de trabalho diferente e mais alargada e têm já inscrições abertas. “Na evolução dos Centros Novas Oportunidades, os CQEP assumem uma intervenção mais alargada que integra as etapas de acolhimento, diagnóstico, informação, orientação de jovens e adultos para percursos de educação e qualificação profissional, bem como o reconhecimento, a validação e a certificação de competências adquiridas por públicos adultos em contextos informais e não formais de aprendizagem”, explica a ANQEP, frisando que a intervenção destes centros “estende-se ainda à dinamização de redes locais para a qualificação, das quais resultarão contributos para a estruturação de uma rede de ofertas educativas e formativas adequada às necessidades locais, tendo em conta o tecido empresarial existente ou emergente, à monitorização do percurso dos jovens e adultos encaminhados para as diferentes soluções qualificantes; e à identificação de oportunidades de concretização de formação em contexto real de trabalho”. Para o concelho de Vila Franca de Xira estão aprovados dois CQEP, o da Escola Secundária Alves Redol (Vila Franca) e o que vai ser gerido pelo Centro de Emprego e de Formação Profissional (em Alverca). Na região não são muitos os espaços deste tipo, mas haverá CQEP em Azambuja (agrupamento de escolas), Alcoentre (centro de formação da justiça), Almeirim (centro de formação da CAP), Loures, Salvaterra (Instituto de Educação e Formação do Sorraia) e Santarém (3).

Saiba mais nas edições de 18 de Dezembro e de 3 de Janeiro do Voz Ribatejana

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Motores roubados no bairro avieiro valiam 20 mil euros


Quatro motores de embarcações de pesca, avaliados num total de 20 mil euros, foram roubados, na madrugada de domingo, no bairro avieiro de Vila Franca de Xira. Os pescadores deram pela falta dos barcos, que foram encontrados no cais do outro lado do Tejo, já desprovidos dos motores. Outras sete embarcações foram, também, arrastadas para a margem esquerda do rio, sofreram danos nos fios eléctricos e nas bateriais, mas os assaltantes não conseguiram tirar-lhes os respectivos motores. Certo é que o mais potente dos motores roubados, com 50 cavalos, está avaliado em 8 mil euros e os restantes, com 30, 20 e 15 cavalos, respectivamente, somam um valor de 12 mil euros. A PSP de Vila Franca de Xira investiga o caso, os pescadores lesados têm algumas suspeitas sobre a origem dos assaltantes, mas ainda não foram localizados os motores furtados. A polícia já fez circular pelo dispositivo nacional informação com as características e números de série destes motores, mas sabe-se que, por vezes, são rapidamente levados para o estrangeiro por redes organizadas que se dedicam a esta actividade delituosa. Recorde-se que, há 3 anos, foram também roubados os motores da plataforma baptizada de “jangada cultural” adquirida pela Câmara de Vila Franca. Nunca chegaram a ser recuperados, a jangada não voltou a funcionar e o Município sofreu um prejuízo superior a 50 mil euros.

Saiba mais na edição de 18 de Dezembro do Voz Ribatejana

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Polícia apreende 123 mil euros em Alverca

Agentes da PSP, auxiliados por cães treinados do Grupo Cinotécnico da Polícia, localizaram e apreenderam 123 430 euros, que estavam escondidos no interior de um camião fiscalizado em Alverca. Na operação os agentes policiais apreenderam, também, uma arma de fogo de calibre 9 mm com 9 munições no respectivo carregador. O condutor, de 38 anos, foi constituído arguido e vai aguardar a conclusão do inquérito sujeito a termo de identidade e residência. Aconteceu tudo na passada sexta-feira, quando, na sequência de uma recolha de dados efectuada pela secção de informações da Divisão Policial de Vila Franca, foi fiscalizado um veículo tractor e o respectivo reboque, que se encontravam parados em Alverca. os agentes da PSP concluiram que a viatura tinha matrícula falsificada e a numeração do chassis rasurada. Suspeitando de outros ilícitos, solicitaram a colaboração do Grupo operacional Cinótecnico que, com os seus cães treinados para buscas, descobriram os restantes materiais.


Saiba mais na edição impressa de 18 de Dezembro do Voz Ribatejana

domingo, 15 de dezembro de 2013

Feira de Natal reúne 60 artesãos em Vila Franca



Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2012 na Póvoa de Santa Iria, a II Feira de Artesanato e de Natal do Concelho de Vila Franca de Xira está a decorrer no Pavilhão do Cevadeiro. Neste último dia (domingo), o certame funciona entre as 15h00 e as 21h00 e estão representados cerca de 60 artesãos locais Vila Franca de Xira. A iniciativa contou, igualmente, com desfiles de moda varina e de moda ribatejana, promovidos pelo estilista Moms, e registou uma adesão muito significativa. Dos 35 artesãos locais participantes na primeira mostra, o número subiu, este ano, para quase 60, sinal de que o artesanato está bem vivo no concelho de Vila Franca. No amplo espaço do Cevadeiro estão artesãos que se dedicam às mais variadas formas de trabalho, desde os presépios de madeira, de cortiça ou de cartão, às pinturas em estanho, passando pelos trabalhos em tecido, pela bijuteria ou pela serralharia, há de tudo um pouco nesta segunda edição da feira organizada pela Associação de Artesãos do Concelho de Vila Franca de Xira. A temática do Natal destaca-se em muitas das bancas dos artesãos participantes e também o Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) de Vila Franca está representado.


Saiba mais na edição impressa de 18 de Dezembro do Voz Ribatejana

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Suspeitos de assaltos por esticão detidos pela PSP em Alhandra e Alverca



Dois indivíduos, suspeitos de se dedicarem à prática de furtos por "esticão", foram detidos, anteontem, pela PSP. Vão ficar em prisão preventiva enquanto decorrem os respectivos inquéritos-crime, por decisão do juiz do Tribunal de Vila Franca que os interrogou, já na quinta-feira. Os detidos, com 48 e 36 anos, têm antecedentes criminais e já cumpriram penas de prisão efectiva, encontrando-se em liberdade condicional aquando das detenções. Cerca das 12h00 de quarta-feira, um cidadão, residente em Alhandra, conseguiu dominar e entregar à PSP um indivíduo de 48 anos, por suspeita de tentativa de furto de uma mala a uma senhora de 50 anos, no Largo 14 de Outubro de 1938. No mesmo dia, mas já pelas 15h00,na Avenida Infante D. Pedro, em Alverca, um agente da PSP, pertencente à Esquadra de Investigação Criminal, que se encontrava de folga, deteve em flagrante delito um homem, com 36 anos de idade, depois do mesmo ter roubado, através do método “esticão”, uma mala a uma senhora de 73 anos. O agente policial visualizou o suspeito a praticar o ilícito e a queda da septuagenária no solo. Reagiu de imediato e perseguiu o assaltante, vindo a interceptá-lo e a detê-lo poucos metros mais à frente. Os objectos roubados à idosa foram recuperados e devolvidos à senhora.

Saiba mais na edição de 18 de Dezembro do Voz Ribatejana