sábado, 20 de julho de 2013

6, 5 milhões mudam frente ribeirinha de Alverca à Póvoa



Dois parques urbanos com uma área total de 47 hectares, equipamentos culturais e de lazer e novas estruturas de acesso vão dar uma vida nova à extensa frente ribeirinha compreendida entre Alverca e a Póvoa de Santa Iria. A primeira fase das obras está concluída e vai ser inaugurada hoje (sábado) de manhã. Os parques Urbano da Póvoa de Santa Iria e Linear Ribeirinho Estuário do Tejo integram também o núcleo museológico “A Póvoa e o Rio” e um centro de interpretação ambiental.
Posteriormente entrarão em funcionamento uma nova passagem pedonal no Forte da Casa e uma passagem rodoviária que liga a rotunda dos Caniços à mesma zona ribeirinha. No total, os investimentos públicos rondam os 6, 5 milhões de euros (comparticipados em 65 por cento por fundos comunitários) e o grupo Teixeira Duarte, que pretende construir uma urbanização com 606 fogos na mesma área, deverá contribuir com 3 milhões de euros para os novos acessos viários.
Maria da Luz Rosinha, presidente da Câmara de Vila Franca, diz que este conjunto e investimentos “corresponde a antigos e expectáveis anseios das populações das freguesias da Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Alverca do Ribatejo” e a autarca do PS sublinha que “após a concretização de todas estas intervenções, margem ribeirinha das freguesia da Póvoa e do Forte da Casa não será mais a mesma e o desígnio de aproximação das populações destas freguesias ao rio Tejo será cumprido”.
Estes dois parques urbanos e os trilhos que os ligam permitirão, também, a ligação pedonal e em ciclovia entre as freguesias de Alverca, do Forte da Casa e da Póvoa. O designado “Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria” ocupa uma área de cerca de 7 hectares e engloba zonas verdes e de lazer, o núcleo museológico, cafetaria, arrecadações e cais de apoio à pesca dirigidos à comunidade avieira, um parque infantil e juvenil, anfiteatro informal e ao ar livre e zona desportiva e de manutenção. Já o Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, situado a Norte do anterior, estende-se por 40 hectares das freguesias da Póvoa, do Forte da Casa e de Alverca. Integra a chamada “praia dos pescadores”, proporcionando condições para actividades de lazer, parque de merendas, zona desportiva (vólei de praia), centro de interpretação do ambiente e da paisagem, estrados de solário e cafetaria.

Saiba mais nas edições de 17 e de 31 de Julho do Voz Ribatejana

Sem comentários: