quarta-feira, 29 de junho de 2011

PJ investiga processos do urbanismo em Benavente



Uma equipa de inspectores da Polícia Judiciária esteve, hoje, na Câmara de Benavente para consultar diversos processos dos serviços de urbanismo. Em causa está a investigação de uma denúncia de alegada corrupção e favorecimento feita, há quase dois anos, por um empresário com residência na freguesia benaventense de Santo Estêvão.
As suas declarações suscitaram, na altura, bastante polémica, até porque foram feitas já numa fase de pré-campanha eleitoral para as autárquicas de 2009. Fonte oficial da Câmara de Benavente disse, ao Voz Ribatejana, que as denúncias do empresário terão ocorrido pouco depois da autarquia ter mandado demolir uma construção que entendeu que o referido empresário terá feito irregularmente. Da participação então efectuada pelo empresário ao Ministério Público terão resultado a abertura de um processo de investigação e as buscas efectuadas hoje. António José Ganhão, presidente da edilidade de Benavente, confirmou que os inspectores estiveram na sua casa e no seu gabinete, referindo que não levaram nada e que prosseguiram, depois, as buscas nos serviços de obras e urbanismo.
A denúncia aludia a alegadas situações de tráfico de influências e de favorecimento de determinados promotores. O executivo camarário garantiu, na altura, que estava perfeitamente tranquilo relativamente a qualquer eventual investigação das participações feitas pelo empresário e que se limitou a cumprir a Lei na ordem de demolição.


Saiba mais na edição de 6 de Julho do Voz Ribatejana

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Corrida televisionada marca Colete Encarnado



A transmissão pelo canal 1 da RTP da corrida de toiros nocturna de dia 1 Julho vai ser um dos pontos altos da edição deste ano do Colete Encarnado. Ricardo Levesinho, o empresário responsável pela gestão da Palha Blanco espera que a praça de toiros vila-franquense encha para dar a melhor imagem possível de Vila Franca de Xira numa transmissão que vai correr mundo através também dos canais internacionais da RTP. Em declarações ao Voz Ribatejana, o responsável da Tauroleve salienta também a apresentação de Nuno Casquinha, no dia 3, em Vila Franca depois da alternativa de 29 de Maio como matador de toiros. E revela que, na Feira de Outubro, já está assegurado um mano-a-mano inédito entre as ganadarias Palha e Miura (ver caixa).
Para Ricardo Levesinho o programa taurino do Colete Encarnado 2011 é, antes de mais, uma continuidade do trabalho feito nos anos anteriores. Mas, depois da praça cheia na corrida de 8 de Maio, as responsabilidades cresceram para as corridas do Colete Encarnado, mais ainda com o convite da RTP para a transmissão em directo da corrida de 1 de Julho, a designada Corrida das Tertúlias. “Esta ideia da Corrida das Tertúlias já vinha do ano anterior em que, infelizmente, não se realizou por motivos climatéricos, que foi a corrida anulada de domingo da Feira de Outubro. E, por isso, tinha todo o sentido, numa primeira oportunidade, poder efectuá-la. Aqui está, englobada no Colete Encarnado 2011 e englobada num projecto de uma corrida televisionada”, refere.
A corrida de 1 de Julho tem o aliciante dos toiros Vale do Sorraia e conta com os cavaleiros António Teles, Rui Fernandes e Pedro Salvador. Pegam os forcados amadores de Vila Franca e de Coruche.

Saiba mais nas edições de 22 de Junho e de 6 de Julho do Voz Ribatejana  

domingo, 26 de junho de 2011

Três feridos graves na Festa da Amizade de Benavente

Três feridos graves, entre eles uma mulher que está internada no Hospital de São José, foi o resultado da fuga de um toiro, sábado ao fim da tarde, quando era conduzido para a manga onde iria decorrer uma largada inserida na Festa da Amizade e da Sardinha Assada de Benavente. O animal fugiu ao controle dos campinos e lançou o pânico entre os que se encontravam nas ruas mais próximas. Alguns terão mesmo contribuído para distrair o toiro ao fazerem questão de fazer barulho com os pés na zona atravessada por campinos, toiros e cabrestos.
Certo é que o animal em fuga só foi controlado com a ajuda de um tractor, depois de ter causado vários estragos e ferimentos em cinco pessoas. Duas foram assistidas no SAP de Benavente, duas conduzidas ao Hospital de Vila Franca e a mulher, com lesões mais graves (perfurações e suspeita de traumatismo craniano) está internada em São José
A Festa da Amizade de Benavente, uma das mais típicas do Ribatejo, movimenta anualmente mais de 50 mil visitantes e distingue-se pela oferta de 5 mil quilos de sardinha, 5 mil litros de vinho e 10 mil unidades de pão.

Saiba mais na edição de 6 de Julho do Voz Ribatejana 

sábado, 25 de junho de 2011

Semana da Cultura Tauromáquica até dia 30 em Vila Franca




A 22ª. Semana da Cultura Tauromáquica de Vila Franca de Xira arrancou na noite de sexta-feira com um peddy-paper organizado pelo Clube de Campismo “As Sentinelas”. Hoje, sábado, a tarde é rica de inaugurações de exposições de pintura de Ana Maria Malta (salão nobre da Câmara) e de Júlio Pomar (Museu do Neo-Realismo), fotografia taurina de Pedro Batalha e João Silva (Museu Municipal), Capotes de Passeio de Toureiros (Igreja do Mártir Santo) e Cabeças de Toiro (Casa Mário Coelho)
Até dia 30 haverá múltiplas actividades, com realce para o jantar ribatejano (dia 25), o descerramento de uma placa de homenagem aos percursores da história do toureio (26), o colóquio sobre a corrida à portuguesa (27), a homenagem às tertúlias e o colóquio “A Mulher e a Festa” (28), a apresentação do documentário “O Toiro” (29) e o jantar das tertúlias (30).
Paralelamente decorre, este fim-de-semana, a III Feira Taurina de Novilhadas da Federação Internacional de Escolas Taurinas, que integra duas novilhadas. Hoje (sábado), a partir das 17h30, actuam o cavaleiro David Gomes e os novilheiros Pedro Noronha (Escola José Falcão), Roman (Valência) e Régio Rodriguez (Salamanca). Os novilhos das ganadarias Manuel Dias e Falé Filipe serão pegados pelos Forcados Amadores de Vila Franca.
Já no domingo, à mesma hora, actuam o cavaleiro Manuel Vacas de Carvalho e os novilheiros Tiago Santos (Escola José Falcão), António Santana (Málaga) e António Tobaruela (Centro Francês-Catalão). Os novilhos das ganadarias Manuel Dias e Palha serão pegados também pelos Amadores de Vila Franca. Esta III Feira integra, ainda, o III Troféu Vítor Mendes, no dia 27, a partir das 17h00, no tentadero do Cabo. Esta XXII Semana da Cultura Tauromáquica resulta do envolvimento de 7 organizações locais.

Saiba mais nas edições de 22 de Junho e de 6 de Julho do Voz Ribatejana


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa da Amizade leva mais de 50 mil a Benavente




Tudo começou em 1968 quando um grupo de amigos resolveu reunir-se em Benavente à volta de uma festa tipicamente ribatejana e de algumas sardinhas regadas a bom vinho. Hoje a Festa da Amizade e da Sardinha Assada de Benavente junta mais de 50 mil pessoas vindas de todo o País e apresenta números de respeito, com 5 mil quilos de sardinha, 60 fogareiros espalhados por cerca de 1 quilómetro, 5 mil litros de vinho e 10 mil unidades de pão. Tudo oferecido pelas comissões organizadoras que anualmente se renovam, num orçamento de cerca de 50 mil euros.
Este ano, a Festa decorre de 23 a 26 de Junho. Para hoje, sexta, o programa inclui largada de toiros (18h00), abertura das tasquinhas (20h30), desfile de fanfarras (22h00), música com a banda Giga e um encierro. A Festa da Amizade e da Sardinha Assada tem no sábado o seu ponto alto com o acendimento dos 60 fogareiros às 21h30, seguido da distribuição de sardinha, pão e vinho. Antes haverá desfile de campinos, cabrestos e cavaleiros pelas ruas da vila (10h00), missa campal, picaria à vara larga (12h00), homenagens ao campino João Preceito e ao ganadero José Dias, largada de 4 toiros, desfile de ranchos folclóricos e música distribuída por 3 palcos.
Quando passarem 45 minutos da meia-noite é nomeada a comissão organizadora do próximo ano. Cada um dos 18 membros indica um amigo e os escolhidos têm que iniciar logo em seguida os preparativos para a festa de 2012.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Autarcas de Benavente acusam Estradas de Portugal de fomentar dupla tributação



Eleitos autárquicos de Benavente acusam a Estradas de Portugal (EP) de estar a criar uma situação de “dupla tributação” ao tentar cobrar taxas pela afixação de materiais de publicidade de estabelecimentos situados junto às vias nacionais que atravessam o concelho. O problema está a motivar a contestação de muitos comerciantes, confrontados com “facturas” de cerca de 56 euros por cada metro quadrado de suporte de divulgação. A Câmara de Benavente promete, agora, levar o assunto à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para que, de uma vez por todas, se esclareça se, apesar da nova legislação que atribui essa competência às autarquias, a EP ainda pode aplicar taxas deste tipo.
Júlio Rosado, eleito da CDU, disse, na sessão de sexta-feira da Assembleia Municipal de Benavente, que muitos dos comerciantes locais estão a receber notificações da EP para iniciarem processos de licenciamento e pagarem taxas relativas à publicidade que têm afixada à beira das estradas nacionais 10, 118 e 119. O autarca da CDU acha que se está perante uma situação de “dupla tributação”, porque actualmente são as juntas de freguesia que cobram esse tipo de taxas, no âmbito de uma competência delegada pelas câmaras municipais.
António José Ganhão, presidente da edilidade de Benavente e vice-presidente da ANMP, prometeu levar rapidamente o assunto à Associação de Municípios, porque “é uma questão seguramente transversal ao País” e é preciso tomar uma posição definitiva sobre o assunto.
Já Hélio Justino, presidente da Junta de Samora Correia, acrescentou que a Lei 13/71 “devia ter sido revogada e não foi” e que “os juristas da EP dizem que se limitam a cumprir orientações superiores”. É que, segundo o autarca de Samora, estes mesmo juristas alegam que aquilo que é cobrado pela empresa pública é uma taxa sobre o parecer vinculativo que emite, mas Hélio Justino sublinha que, se é isso, não pode ser cobrado todos os anos, uma vez que, sem alteração das condições, o parecer da EP deverá vigorar pelo menos durante 10 anos.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana 

Vialonga e Alcoentre ganham carros de combate a fogos

António Galamba ex Governador Civil de Lisboa terminou a sua missão com a aprovação de uma comparticipação finançeira para os bombeiros de Vialonga e Alcoentre.


No cargo desde 2009, António Galamba deslocou-se esta terça-feira a Torres Vedras, depois de apresentar a demissão a Miguel Macedo o novo Ministro da Administração Interna, para uma reunião com representantes das Corporações de Bombeiros Voluntários do norte do Distrito de Lisboa.

Na cerimónia foram entregues "rádios SIRESP adquiridos pelo Governo Civil" e ainda foi consumada a "instalação da Estação de Enchimento de Garrafas de Ar respirável em Torres Vedras e o upgrade de três já instaladas no Distrito de Lisboa" conforme referiu Galamba na sua página oficial do Fecebook.

Durante o discurso, Galamba anunciou aos bombeiros de Alcoentre e de Vialonga a possibilidade de "usar as viaturas adquiridas através do QREN com comparticipação de 30% do orçamento do Governo Civil".

As viaturas agora entregues, faziam parte das aspirações de ambas as instituições, que vêm reforçados agora os meios de combate a incêndios florestais, tendo em conta que a partir do dia 1 de Julho e até 30 de Setembro, decorre a fase "Charlie" a última etapa de combate a incêndios.

Urbanizações por acabar multiplicam-se no concelho de Vila Franca



Os casos de urbanizações inacabadas multiplicam-se cada vez mais um pouco por todo o concelho de Vila Franca de Xira, mas também por alguns dos restantes municípios da região. Se até há uns anos atrás, este problema caracterizava-se fundamentalmente por arranjos exteriores não concluídos, hoje são já muitos os casos de prédios meio construídos, onde faltam depois condições financeiras aos promotores para os concluírem, até porque as perspectivas de venda são cada vez mais escassas.
Bernardino Lima, vereador da CDU, levantou o problema em sessão camarária, frisando que há muitos problemas de urbanizações por recepcionar (os espaços públicos só devem passar à responsabilidade do Município quando totalmente concluídos) e casos de urbanizações que estão paradas. Por isso, os três vereadores da CDU apresentaram um requerimento em que solicitam ao executivo camarário que forneça “uma listagem das urbanizações inacabadas do concelho, a identificação das obras e valores estimados para a sua conclusão e o valor das garantias bancárias em vigor, caso existam”.
É que, no entender dos eleitos comunistas, apesar dos valores serem nalguns casos insuficientes para as obras necessárias, estes, se utilizados, “poderão ajudar a resolver grande parte dos problemas sentidos pelos munícipes". Alberto Mesquita, vice-presidente da Câmara de Vila Franca responsável pelo urbanismo, explicou que os serviços têm vindo a fazer um levantamento exaustivo destes casos de urbanizações por acabar, cujo relatório deverá ser apresentado à Câmara até final de Agosto. Segundo o autarca do PS, juntamente com esse extenso relatório, virá um resumo de cada um dos casos para melhor análise dos eleitos. “Provavelmente, haverá algumas situações em que a Câmara terá que assumir. Há que tomar uma decisão política sobre esta matéria. Se quisermos resolver, não podemos estar à espera”, concretizou Alberto Mesquita, frisando que uma opção pela intervenção directa da Câmara na resolução dos casos mais prementes terá que ter em conta as possibilidades financeiras da autarquia.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana  

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Assaltante fere companheiro e acabam detidos em Alhandra


O dia não correu decididamente bem a dois jovens que assaltaram, hoje de manhã, uma ourivesaria do centro de Alhandra. Acabaram detidos pela PSP nas proximidades da estação ferroviária alhandrense e um deles está ferido numa mão, ao que parece na sequência de um disparo que o colega fez para partir a montra da ourivesaria. Vão ser presentes, os dois, amanhã, ao Tribunal de Vila Franca para primeiro interrogatório.
Os jovens, com 18 e 19 anos, tinham ainda na sua posse objectos em ouro avaliados em 7500 euros, roubados minutos antes da ourivesaria.  Aconteceu tudo pouco depois das 11h00, quando os dois entraram, com o rosto meio encoberto, na ourivesaria situada próximo do Centro de Saúde de Alhandra e ameaçaram o dono com uma arma de fogo e um ferro, que usaram para partir a montra.
Segundo a Divisão Policial de Vila Franca de Xira ter-se-ão apoderado, assim, de mais de meia centena de artigos em ouro e fugido num veículo automóvel, referenciado como tendo sido roubado, horas antes, em Moscavide, através de “carjacking” sob ameaça de arma de fogo.
Alertada a PSP, os dois jovens acabaram por ser detectados e detidos, minutos depois, junto à estação de Alhandra, ainda na posse dos artigos roubados e do carro.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana

sábado, 18 de junho de 2011

Vila Franca tem Festa do Foral durante dois dias



O Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) organiza, este fim-de-semana, em Vila Franca de Xira uma grande Festa do Foral, iniciativa que visa assinalar os 500 anos do Foral Novo e angariar algumas verbas para a instituição. Hoje e amanhã, a cidade vai recuar no tempo e acolher actividades de recriação histórica que incluem um cortejo régio, feira e torneios medievais na praça de toiros e espectáculos de fogo e malabarismo. Um conjunto de iniciativas que mobilizam funcionários, crianças e jovens utentes e as respectivas famílias. 
Assunção Lopes, presidente do CBEI, vinca que estas iniciativas já estão a ser preparadas desde o início do ano lectivo, em Outubro passado, com a vontade de promover um melhor conhecimento da história de Vila Franca junto da população em geral e dos utentes e trabalhadores da instituição em particular.
“O projecto compreende um conjunto vasto e diferenciado de experiências e de actividades. No CBEI respira-se história e todos, à sua maneira, já sabem dizer algo sobre a Festa do Foral e sobre a ambição deste projecto. Vila Franca vai ter oportunidade de assistir a um desfile histórico em que destacamos desde já a presença do actor Ruy de Carvalho. Iremos também produzir diferentes representações na praça de toiros”, explica, acrescentando que haverá também demonstrações de falcoaria, recriações de torneios medievais a pé e a cavalo e espaços de venda.
No sábado, a partir das 16H00, há cortejo régio no centro da cidade, seguido de festejos na praça de toiros e da abertura do mercado medieval, prevista para as 18h00. Há noite realiza-se um torneio medieval e haverá danças e espectáculo de fogo. No domingo o mercado abre às 12h00´, com inúmeras actividades no parque urbano do Cevadeiro. A partir das 19h00, há novo torneio na praça de toiros.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana    

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PSP prende romenos e recupera mais de 47 mil euros de materiais furtados

A Divisão Policial de Vila Franca de Xira conseguiu desmantelar um grupo de origem romena que se dedicaria a furtos em estabelecimentos e estaleiros de obras. Agentes da Esquadra de Investigação Criminal detiveram, nos últimos dois dias, quatro indivíduos de nacionalidade romena e recuperaram uma viatura ligeira de mercadorias carregada com materiais furtados na zona de Óbidos avaliados em cerca de 47 mil euros.
O veículo foi detectado em Alverca na passada terça-feira e, na madrugada de quarta, os agentes da PSP aperceberam-se da presença de dois indivíduos suspeitos. Detiveram um deles e o outro conseguiu fugir para uma zona de mato. As investigações os efectivos da Divisão Policial de Vila Franca a localizarem, já hoje, na zona de Óbidos, mais cinco elementos deste suposto grupo, três dos quais foram detidos e outros dois constituídos arguidos.
Segundo a PSP vila-franquense, tratar-se-á de um grupo que já estava a ser vigiado pela Esquadra de Investigação Criminal por suspeita da prática de “inúmeros furtos qualificados". Nas buscas entretanto efectuadas em cinco locais da região foram recuperadas duas viaturas (uma furtada em Óbidos e outra em Leiria), um automóvel de gama média-alta, 54 jantes em alumínio, três auto-rádios, um gerador, 27 telemóveis e equipamentos informáticos e de som, entre muitos outros objectos.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana           

EDIÇÃO IMPRESSA 8 JUNHO

terça-feira, 14 de junho de 2011

Azambuja leva crianças à praia

A Câmara de Azambuja vai voltar a levar as crianças desfavorecidas á praia.
È mais uma iniciativa com o objectivo de combate à Pobreza e Exclusão Social. AO todo são cerca de 50crianças em situação de risco e desfavorecidas, da área do Concelho de Azambuja, vão participar nesta colónia de férias.
O projecto abrange os jovens com idades entre os 6 e os 16 anos registados pela equipa de Saúde e Acção Social do Município de Azambuja, em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Azambuja e o Núcleo Local de Inserção Social. Contudo, poderão participar crianças e jovens de agregados familiares desfavorecidos, devendo para tal inscrever-se.
A Colónia Balnear vai decorrer na primeira quinzena do mês de Agosto das 08.30 às 16.00 horas, nas praias da Costa de Prata (Foz do Arelho, Peniche, Baleal e S. Martinho do Porto).
As inscrições decorrem até 01 de Julho, no Departamento de Desenvolvimento Social – Saúde e Acção Social, no Páteo Valverde.
 Para mais informações, contactar através dos números 263 400 491 ou 96 171 05 48, ou por email associal@cm-azambuja.pt


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bombeiros de Arruda com grandes dificuldades financeiras


A Associação de Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos (ABVAV), uma das mais antigas do País, atravessa uma fase difícil a nível financeiro. A corporação festejou 122 anos actividade no passado dia 10 e a celebração ficou também marcada pelo anúncio da necessidade de antecipar para 1 de Julho as eleições para os órgãos directivos, devido ao pedido de demissão de Américo Ferreira, presidente cessante, que resolveu sair devido a problemas de saúde que o obrigaram a uma intervenção cirúrgica e ao internamento no Hospital de Santa Maria.
“Estas eleições são muito importantes porque as associações de bombeiros, todas, atravessam situações extremamente difíceis. É pena que, assim como a nossa, algumas atravessem uma situação financeira muito complexa”, disse Rui Silva, presidente da assembleia-geral, frisando que é preciso unir esforços dos associados e de várias entidades para que a ABVAV alcance uma situação financeira saudável. “Espero que daqui a um ano possamos estar a respirar de uma forma mais airosa”, vincou.
O comandante Acácio Raimundo adiantou que a nova política do Ministério da Saúde relativamente ao transporte de doentes afectou bastante a actividade da corporação, com uma redução de 37% nas receitas e de 15% nas despesas nos primeiros 5 meses deste ano. Segundo o vice-presidente Mário Miguel, desde o início do ano, as receitas rondaram os 46 mil euros e as despesas 89 mil euros. A nova direcção deverá organizar várias iniciativas de angariação de fundos para a corporação.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana    

domingo, 12 de junho de 2011

Corridas do Colete Encarnado já têm cartéis definidos



A apresentação de Nuno Casquinha na praça da sua terra depois de ter tomado a alternativa de matador de toiros no final de Maio é um dos pontos altos do programa taurino do Colete Encarnado. A grande festa vila-franquense arranca no dia 1 e logo com uma corrida de toiros nocturna transmitida em directo pela RTP. O programa já delineado pela empresa Tauroleve integra, ainda, a corrida de domingo à tarde, onde actuam os matadores Nuno Casquinha e Uceda Leal e a tradicional garraiada da Sardinha Assada, na madrugada de 2 para 3 de Julho.   
Na noite de sexta-feira do Colete Encarnado, a I Grande Corrida das Tertúlias assinalará o regresso da Ganadaria do Vale do Sorraia à Palha Blanco. Seis toiros que serão lidados pelos cavaleiros António Telles, Rui Fernandes e Pedro Salvador. As pegas estarão  a cargo dos forcados amadores de Vila Franca e de Coruche e a empresa promete bilhetes acessíveis para todas as tertúlias e associações do sector.
Já no dia 3 realiza-se a tradicional corrida de toiros mista, a partir das 18h00. Os toiros são de Oliveira Irmãos o espectáculo assinala também o décimo aniversário do site taurino Naturales. Actuam os cavaleiros João Salgueiro e Salgueiro da Costa e os matadores de toiros José Ignacio Uceda Leal e o Nuno Casquinha. As pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca.
Na Garraiada da Sardinha Assada actuam os cavaleiros José Carlos Portugal, Rubén Inácio, David Oliveira e Jacobo Botero e o bezerrista Tiago Santos, bem como os forcados amadores de Vila Franca, que enfrentam novilhos de Manuel Dias.
O Voz Ribatejana publica na sua edição de 22 de Junho um suplemento especial dedicado ao Colete Encarnado 2011, que integra uma entrevista exclusiva com o novo matador de toiros vila-franquense Nuno Casquinha.  

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Produtores oferecem hortícolas em Santarém para recuperar confiança



Produtores hortícolas organizam, sexta-feira à tarde, em Santarém, uma acção de distribuição gratuita de produtos, com o objectivo de realçar a qualidade das produções portuguesas e afastar qualquer risco no consumo destes produtos. Confrontados com a quebra de consumo originada pela polémica da bactéria E. coli, os produtores querem recuperar a confiança dos consumidores portugueses e o ministro António Serrano também deverá participar na acção prevista para a Feira Nacional da Agricultura.
Manuel Évora, membro da direcção da Portugal Fresh (Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores de Portugal), diz que as notícias “alarmistas” veiculadas a partir da Alemanha a propósito da suposta relação da propagação da bactéria e-coli com legumes espanhóis está a abalar fortemente o sector. “As pessoas não estão a conseguir escoar as produções", referiu. A horticultura ocupa, só na área do Ribatejo e Oeste, mais de 9000. “Os hortícolas são produtos que têm um ciclo de vida curtíssimo. Se temos as exportações completamente bloqueadas e o consumo em Portugal a baixar, é muito complicado”, avisou José Canha. Manuel Évora diz que os horticultores portugueses “são reconhecidos no Mundo como produtores de altíssima consciencialização na forma como produzem” e garantiu que todos os resultados laboratoriais efectuados em Portugal são negativos em relação à presença daquela bactéria.

Saiba mais na edição de 22 de Junho do Voz Ribatejana 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Câmara de Vila Franca ameaça processar congénere de Arruda


A presidente da Câmara de Vila Franca de Xira admite levar o Município de Arruda dos Vinhos a tribunal se este mantiver a sua posição de não pagar a parte que lhe deveria caber no custo dos acessos ao novo hospital. A autarquia arrudense alega que não pagará os perto de 200 mil euros em causa enquanto o Ministério da Saúde não lhe pagar mais de 100 mil euros respeitantes a um muro do novo Centro de Saúde de Arruda e acrescenta que também têm que ser pesadas a possibilidade de duas da suas freguesias passarem para a área do Hospital de Loures. A edilidade de Vila Franca não se conforma, diz que são questões distintas e acusa autarcas de Arruda de faltarem à palavra dada.
Certo é que a polémica promete arrastar-se. Arruda aguarda que os tribunais se pronunciem sobre a acção em que reclama mais de 100 mil euros da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e Vila Franca decidiu avançar com a obra dos acessos mesmo sem a comparticipação de Arruda, mas garantindo que vai exigir a verba que competiria ao vizinho Município arrudense.
Maria da Luz Rosinha, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, lamenta a atitude dos autarcas de Arruda e especialmente do presidente da Câmara arrudense, frisando que “há um compromisso assumido por todos os municípios” que só Arruda não estará a cumprir. “A questão poder-se-á resolver em tribunal. Não há problema”, disse a autarca socialista ao Voz Ribatejana, dizendo que é tudo uma opção do presidente da edilidade de Arruda. Já Carlos Lourenço explica que a Câmara arrudense não pode estar a avançar dinheiro para uma situação que deveria competir ao Ministério da Saúde quando este nunca quis resolver o problema do pagamento do muro do centro de saúde. Alega, ainda, que Arruda vai ser o município mais prejudicado com a nova localização do hospital.

Saiba mais na edição impressa de 8 de Junho do Voz Ribatejana   

Já está nas bancas mais uma edição do Voz Ribatejana

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tribunal absolve ex-dirigentes e União Desportiva Vilafranquense


Os cinco antigos dirigentes da União Desportiva Vilafranquense (UDV) e a própria colectividade foram, na tarde de segunda-feira, absolvidos da prática de crimes de abuso de confiança fiscal de que estavam acusados. O colectivo, presidido por Manuela Pereira, considerou que não ficou provado que o clube tenha recebido verbas de IVA que não tenham sido entregues ao Estado e contestou a forma como uma inspecção das Finanças considerou passíveis de estarem sujeitas a IVA todas as verbas depositadas durante cerca de 5 anos nas contas do clube que não tinham justificativos.
Frisando que uma associação desportiva como esta é diferente de uma sociedade comercial, o acórdão sublinha que a UDV não visa o lucro e “é perfeitamente normal que receba subsídios, quotas, mensalidades ou doações que não estejam sujeitos a tributação em sede de IVA ou estejam sujeitos a taxas inferiores”. Por isso, as juízas do Círculo Judicial de Vila Franca que apreciaram este caso acham que não há dados suficientes que demonstrem que os valores em causa estavam sujeitos a IVA, nem se pode concluir que “a omissão da sua entrega integra a prática de um crime de abuso de confiança fiscal”.

Saiba mais na edição de 8 de Junho do Voz Ribatejana

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Até 4 de Junho Feira da Ascensão em Alenquer

Cerca de uma centena de pessoas participaram esta manhã na caminhada "Viva Melhor" em Alenquer. A iniciativa integrada na Feira da Ascensão juntou novos e menos novos numa caminhada que começou perto das dez da manha e que se prolongou até quase à hora de Almoço.
A Feira de Alenquer começou ontem à noite e conta este ano com um número significativo de expositores, que segundo o presidente da câmara terá mesmo ultrapassado o ano anterior.
Mesmo com um orçamento mais apertado, a Feira da Ascensão tem um orçamento de perto 80 mil euros, e conta com actividades que abrangem várias áreas, desde as artes, à tauromaquia, passando pela musica e dança até ás provas de vinhos no Portal do Vinho.
A feira tem este ano menos um dia, devido às eleições o certame termina no próximo sábado.
Consulte o programa da feira aqui

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Grupo Mello assume hoje a gestão do Hospital de Vila Franca



O consórcio Escala Vila Franca de Xira, liderado pelo Grupo Mello, assume, a partir de hoje, a gestão do Hospital Reynaldo dos Santos (HRS) que passa ao estatuto de hospital público com gestão privada. Se tudo correr de acordo com o planeado, dentro de 22 meses, em Abril de 2013, entrarão em funcionamento as novas instalações do HRS, num investimento superior a 100 milhões de euros, desenvolvido no âmbito de uma parceria público-privada. A cerimónia de transmissão de responsabilidades realizou-se ontem ao fim da tarde. O secretário de Estado da Saúde garantiu que, independentemente do acordo com a chamada "troika", a construção do novo hospital vila-franquense "é um processo absolutamente irreversível".
Vasco Luís de Mello, presidente da comissão executiva da Escala Vila Franca de Xira, revelou, ao Voz Ribatejana, que a empresa vai criar condições para reforçar o actual HRS com 4 novas especialidades, já previstas no contrato de gestão celebrado com o Ministério da Saúde em Outubro passado – oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e neurologia. Na primeira entrevista enquanto novo presidente do HRS, que o Voz Ribatejana publica na sua edição de 8 de Junho, Vasco Luís de Mello adianta que a área do banco de urgências vai ser alargada em cerca de 70 metros quadrados e que o HRS passa a dispor de um aparelho de TAC e de um ecografo, prevendo também o reforço dos recursos humanos.

Saiba mais na edição de 8 de Junho do Voz Ribatejana